Buscar
  • zenon taxi

TRANCOSO

Atualizado: há 5 dias

Trancoso é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 11 006 habitantes, sendo 5 604 homens e 5 402 mulheres, possuindo um total de 4 816 domicílios particulares.



História

Casas no Quadrado

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado "Quadrado"), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar. Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso.

Turismo

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo.

No dia 20 de janeiro de cada ano, é celebrada a Festa de São Sebastião, muito popular, onde tod

a a população nativa, além de turistas, participam. No dia da festa, os homens transportam um mast. Centro do povoado e ponto de encontro em Trancoso, o famoso Quadrado tem uma magia única com uma igreja no centro e casinhas coloridas ao redor. O lugar é a praça mais frequentada da região, com opções de comércios locais e restaurantes em volta.


Um dos mais famosos distritos de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia e um dos melhores destinos do Estado, Trancoso se destaca não somente por causa de suas praias.

Todo mundo já conheceu ou ouviu falar do Quadrado, uma das praças mais charmosas do Brasil (que na verdade é um grande retângulo, com suas casas coloridas e sua simpática igreja).

Circular pelas casas, conhecer a sua história ou entrar em cada uma delas (transformadas em lojas, restaurantes ou centros culturais) é um deleite.

Mas também é inegável que o combo dessa viagem par porto seguro bahia não estaria completo se as praias de Trancoso não fossem maravilhosas. Algumas delas estão localizadas a uma curta caminhada do Quadrado.

Nesse post, você vai saber tudo sobre nosso roteiro de viagem em Trancoso, com informações do que fazer, restaurantes, barracas de praia e outras dicas de como aproveitar o melhor de um dos destinos mais charmosos do Brasil.


Trancoso: Destino dos Famosos

Além da ótima infraestrutura e do charme do Quadrado, Trancoso acabou também ficando conhecida por ser o destinos dos famosos. Elba Ramalho vive no lugar desde a década de 80 e tem um projeto, o Elba Convida.


Os shows do Elba Convida (que completou 20 anos em 2019) costumam acontecer no Flyclub ou no Café de la Musique, com convidados famosos da artista, como Pret

a Gil, Toni Garrido, Rogério Flausino e Padre Fábio de Mello.

Basta o sol dar lugar à lua para tudo se transformar. O Quadrado ganha o brilho das luzes dos restaurantes e bares, além de muita música. Deixe tudo mais especial indo um pouco mais cedo para admirar a lua surgindo atrás da igreja, no Mirante do Quadrado. O reflexo da lua no mar da praia é pura poesia.

Além disso, em alta temporada, principalmente no Réveillon e carnaval, a calmaria do vilarejo se agita com festas, eventos e até baladas. O Teatro L’Occitane tem algumas programações de shows durante o ano, mas é importante procurar saber antes, pois não há uma agenda fixa.

Algumas pessoas também aproveitam os dias em Trancoso para esticar a viagem em Caraíva e Arraial d’Ajuda, vilarejos vizinhos e incríveis para conhecer.

Depois de toda essa parte histórica e charmosa de Trancoso, sem dúvidas, as praias vão ocupar grande parte da sua lista de o que fazer no vilarejo. Durante o dia, você pode aproveitar o mar, fazer caminhadas na areia e, ainda apreciar as paisagens fascinantes da região. À noite, a sugestão é ir para o centro histórico e curtir o clima do Quadrado.



Réveillon em Trancoso

Trancoso no final de ano virou sinônimo de festa fina, elegante, badalada com rusticidade e autenticidade. Com todos estes adjetivos, o destino é o queridinho de famosos para passagem do Ano Novo fora das grandes capitais.

As festas, organizadas pela agência Haute, costumam começar no dia 27. Na noite de 28 de Dezembro, a festa oficial We Love Trancoso é open bar com muita música, ingressos limitados e fogos. Inclusive, os fogos de artifícios só vão parar na noite da virada.

No dia 29, a Saravá, tradicional festa que atrai muitos famosos para a vila, prestigia a música brasileira em um evento muito envolvente. O Pré-Réveillon Trancoso, no dia 30, tem mais estilos musicais invadindo a pista com os Djs.

A praia de Taípe é o ponto de encontro da principal festa do Réveillon. Todos os anos, são cerca de 3 mil pessoas celebrando a vinda do novo ano por lá. Os shows com artistas nacionais e internacionais, somados ao visual paradisíaco praiano, levam a galera à loucura. É o ingresso mais caro da temporada.

As festas também são vendidas em pacotes. Com exceção do tradicional Réveillon Taípe, eles costumam acontecer em lugares diferentes de ano para ano.

O circuito de festas da Haute é o mais movimentado, com temática predefinida, e domina a Praia de Trancoso. Mas o circuito independente feito por marcas, pousadas e restaurantes têm agitado cada vez mais o vilarejo e conquistado os viajantes como uma alternativa. E se você acha pouco, não fique triste. Ainda tem a festa de Ressaca de Réveillon em Trancoso.

Dica importante: Se decidiu curtir a badalação da virada de ano em Trancoso, sem problemas. Mas, já comece a olhar passagens e hospedagem. O quanto antes melhor. Isto porque a disponibilidade acaba muito, muito rápido.

#dicasdeblog #WixBlog

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo