trancoso bahia

1-Trancoso.jpg

como chegar em trancoso

 
O que fazer em Trancoso: Porto Seguro Bahia
Do Quadrado às Praias, confira dicas do que fazer em Trancoso
O que fazer em Trancoso? Um dos mais famosos distritos de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia e um dos melhores destinos do Estado, Trancoso se destaca não somente por causa de suas praias.
Todo mundo já conheceu ou ouviu falar do Quadrado, uma das praças mais charmosas do Brasil (que na verdade é um grande retângulo, com suas casas coloridas e sua simpática igreja).
Circular pelas casas, conhecer a sua história ou entrar em cada uma delas (transformadas em lojas, restaurantes ou centros culturais) é um deleite.
Mas também é inegável que o combo dessa viagem para porto seguro bahia não estaria completo se as praias de Trancoso não fossem maravilhosas. Algumas delas estão localizadas a uma curta caminhada do Quadrado.
Nesse post, você vai saber tudo sobre nosso roteiro de viagem em Trancoso, com informações do que fazer, restaurantes, barracas de praia e outras dicas de como aproveitar o melhor de um dos destinos mais charmosos do Brasil.
Trancoso: Destino dos Famosos
Além da ótima infraestrutura e do charme do Quadrado, Trancoso acabou também ficando conhecida por ser o destinos dos famosos. Elba Ramalho vive no lugar desde a década de 80 e tem um projeto, o Elba Convida.
 
Os shows do Elba Convida (que completou 20 anos em 2019) costumam acontecer no Flyclub ou no Café de la Musique, com convidados famosos da artista, como Preta Gil, Toni Garrido, Rogério Flausino e Padre Fábio de Mello.
As Histórias das Casas do Quadrado
 
O interessante é que algumas casas contam com placas que contam a história das casas e de seus moradores. Saber um pouco mais da história de Trancoso através da história de seus moradores foi um grande lance, que ajudou a gente a imaginar um pouco como era aquele lugar no passado, Manuel de Genoína era roceiro e festeiro dos bons. Tinha orgulho de ser chamado pelo nome da mãe – Maria Genoína, uma índia vistosa, de cabelos compridos e traços fortes. Casou-se aos dezesseis anos com Helena, a Mocinha, de treze anos, a filha mais velha de João Alves, seu padrinho, de quem ganhou o sobrenome no dia do casamento. Com seu chapelão, bem vestido, tinha uma fidalguia: O homem era uma pedra sem jaça Olava.
Manoel Etelvino da Silva – o Maneco – já era casado com Odília Pereira da Silva quando chegaram em Trancoso, em 1948. Ele, marceneiro e funileiro, foi o primitivo mestre de outros mestres das madeiras deste Trancoso. Era pai de Olava, dona desta casa, que abriu um dos primeiros pontos de PF (Prato Feito) do povoado. Ela dizia: Trancoso é o melhor lugar do mundo. De manhã eu acordo e solto as galinhas e as crianças. Aí eu recolho de tarde. 
As casas do Quadrado, aparentemente simples e pequenas, têm essa característica de quando atravessamos suas portas: revelam histórias e ambientes muito maiores do que suas singelas fachadas poderiam insinuar
Onde ficar em Trancoso
Trancoso é um lugar onde menos é mais, e isso também se refere ao quesito hospedagem. A simplicidade e a integração com a natureza fazem das acomodações da região pequenos espaços de sonhos.
Por lá, você vai encontrar lugares para relaxar de verdade, cuja maior dificuldade se resume em conseguir sair delas para curtir as praias e o destino. Afinal, com tantas opções confortáveis e aconchegantes, a própria hospedagem se torna uma atração à parte.
A dica para você que prefere se hospedar em uma região que tenha tudo por perto, incluindo bares, restaurantes e comércios locais, é: escolha uma hospedagem na região do Quadrado. Por outro lado, se a preferência é ficar próximo da praia, procure as opções beira-mar. Talvez, as possibilidades com pé na areia sejam um pouco mais caras. Nesse caso, a região da Praia de Rio Verde pode ser mais barata. Aliás, se você está à procura de valores baixos, faça sua reserva com antecedência para garantir preços mais acessíveis.
Para facilitar a sua escolha, confira a seguir recomendações de ótimos lugares para ficar por lá.



 
 
 
 







Onde comer em Trancoso
Restaurante localizado no Quadrado.
A gastronomia é uma das peças chave para completar o charme e graciosidade de Trancoso. Ir durante a noite para o Quadrado, sentar em uma mesa iluminada por lâmpadas rústicas e saborear um prato com tempero baiano é algo típico de se fazer por lá. Aliás, o encanto do centro histórico é um convite a uma boa e deliciosa mesa.
A região do Quadrado tem os preços mais salgados da região, embora seja uma parte bastante convidativa e cheia de opções de restaurantes. Os estabelecimentos que ficam beira-mar também são caros, então, se você procura preço mais baixo, busque possibilidades fora desses locais.
As barracas de tapioca e acarajé oferecem valores mais em conta, além de ser uma oportunidade de experimentar os pratos mais típicos da região. É uma boa dica não sair de lá sem passar pelo Acarajé da Chica ou pela Tapioca da Sandra.
Os pratos com frutos do mar e peixes também preenchem boa parte dos cardápios da região. Ouse experimentar os regados a dendê e pimenta.
Quando ir para Trancoso
Trancoso está na Costa do Descobrimento, perto de porto seguro na bahia Sua localização privilegiada permite que o sol forneça calor praticamente o ano todo.
Mesmo quando a chuva cai, normalmente de março a maio, o calor não se vai. E, de setembro a outubro, o calor pode até ficar mais ameno, porém, nada que estrague o passeio.
Se a ideia é se hospedar em Trancoso e curtir a região com mais tranquilidade, evite feriados prolongados, meses de verão, final de ano e, principalmente, época de férias escolares. Nos períodos de baixa temporada, os preços ficam bem mais amigáveis.
Quantos dias ficar em Trancoso
A indicação média é de pelo menos cinco dias em Trancoso. Este é o tempo estimado para aproveitar tranquilamente as praias e pontos turísticos da cidade.
Quando a intenção é visitar lugares vizinhos, como, por exemplo, porto seguro arraial d'ajuda e caraiva a dica é estender a viagem por mais alguns dias.
 

maxresdefault (1).jpg
caraiva-bahia-documento-de-viagem-11_edited.jpg

CARAIVA

Caraíva é uma vila à beira-mar localizada em meio ao espetacular Litoral Sul da Bahia. Distante 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, ainda pouco conhecida entre os turistas e com a fama de destino rústico, Caraíva vem mudando de cara e cada vez mais entra na rota dos viajantes que desejam conhecer as belas

Club-med-7_1024x600.jpg

CLUB MED

Situado em um rochedo com vista para o mar, este resort elegante com tudo incluído fica a 2 km do Terravista Golf Course, a 4 km da Praia de Taípe e a 16 km do parque aquático Arraial

d'Ajuda Eco Parque.

Arraial-dAjuda.jpg

ARRAIAL D'AJUDA

Praias do Arraial d'Ajuda

  • Centro.

  • Mucugê

  • Aracaípe.

  • Parracho.

  • Pescadores.

  • Sting | Corujão | Rigatoni.

  • Pitinga.

  • Taípe.

IMG_5332.jpg

PRAIA DO ESPELHO

A Praia do Espelho é o destino dos sonhos para quem busca relaxar diante do mar da Bahia. Uma das melhores praias do Brasil, esse paraíso cada dia mais deixa de ser uma simples praia para curtir durante um dia e se transforma em um fantástico destino de férias. Se as vizinhas Trancoso e Caraíva já parecem grandes demais para você, a Praia do Espelho pode ser uma ótima pedida nos feriados de 2021.